Acabei de retornar das férias — aquelas mesmas sobre as quais te escrevi na última edição. Foram dias intensos, cheios de beleza e contrastes, em solo africano. As férias foram tudo aquilo que eu precisava: descanso, descompressão e distância do automático. Mesmo sem estar 100% desconectada, consegui viver o tempo de outra forma. Os compromissos foram reduzidos: apenas as newsletters e as últimas correções do e-pali 2. E, mesmo nesses pequenos trabalhos, encontrei mais leveza e clareza.
No voo de volta, sozinha e silenciosa, ainda tive mais um momento marcante: assisti a “O quarto ao lado”, de Pedro Almodóvar. Belíssimo - mas isso é assunto para outra newsletter.
Estou de volta com o coração cheio — e a cabeça também. Positivamente. Retornar com esse olhar — mais limpo, mais presente — me deu energia para o que vem aí.
projetos, propósitos e pausas
O que nasce do ócio é muito potente. Talvez por isso eu tenha voltado mais animada do que nunca. Porque o ócio é fértil. É nele que nascem muitas das minhas ideias. E é dele que vêm os projetos que mais me entusiasmam.
As férias me lembram de que a produtividade não pode ser constante — e que até o compromisso mais valioso precisa de pausas para florescer. Eu ainda estou aprendendo - como te contei semana passada, precisei trabalhar em alguns momentos para honrar nossos compromissos. Minha meta nas próximas férias é ter tudo organizado antes, para poder desligar completamente - e sei que, como efeito colateral de “me desligar” do trabalho, minha cabeça fervilhará de ideias. Entre metas e possibilidades, sigo buscando gerar impacto sem atropelar meus próprios limites.
Nas próximas semanas, você verá muita coisa nova por aqui. A primeira delas: o e-pali 2: Prognóstico e Funcionalidade será lançado em agora em maio - mas não é o nosso único novo projeto. A Formação Habilidades Paliativas avança com novos módulos. A Oficina Paliativa tem novos mentorados. O conteúdo gratuito segue crescendo. E tudo isso está sendo construído com muito zelo — e com o mesmo compromisso de sempre: oferecer conhecimento profundo, acessível e aplicável.
E em breve uma novidade que vai mudar minha vida todinha… 😉
maio chegou e o e-pali 2 também
Se o primeiro volume do e-pali foi uma introdução essencial aos conceitos e fundamentos dos Cuidados Paliativos, o segundo mergulha fundo em uma das habilidades mais exigidas (e temidas) na prática clínica: a prognosticação.
O e-pali 2: Prognóstico e Funcionalidade chega agora em maio, com 8 capítulos completos, organizados, atualizados e aplicáveis. Os temas abordam desde os princípios de prognosticar até as grandes falências orgânicas, métodos e ferramentas prognósticas e de triagem em Cuidados Paliativos, como comunicar o prognóstico (predição) e funcionalidade e reabilitação paliativa. É conteúdo de ponta, com a mesma didática, linguagem clara e o rigor técnico que você já conhece do primeiro volume, mas com ainda mais profundidade.
Antes do lançamento do primeiro volume, tudo era um grande sonho — e uma aposta. Eu não sabia quantas pessoas acreditariam nesse projeto. Hoje, mais de 850 profissionais de saúde já têm o e-pali 1 em mãos. E isso muda tudo: agora, carrego o compromisso com quem confiou em mim e deseja seguir aprendendo com profundidade, clareza e qualidade.
E não sou só eu que estou empolgada com a chegada do segundo volume... Fizemos uma pesquisa com os inscritos na lista de espera do e-pali 2 e descobrimos que 75% dessas pessoas já possuem o primeiro volume — e querem mais. Querem continuar estudando comigo, mergulhando em conteúdos essenciais, com a mesma seriedade e sensibilidade. Esse é o melhor retorno que posso ter: a confiança e aprovação de quem já bebeu da fonte.
👥 A lista de espera já está ativa. Esta semana, iniciamos atividades exclusivas por lá: conteúdos, bastidores, ofertas especiais. O link está abaixo. E se você ainda não entrou, essa é sua chance de garantir os descontos que não estarão disponíveis depois do lançamento.
👉 Entre agora na lista de espera
dica da especialista 🤌🏻
Você já tem o e-pali ou costuma ler minhas pílulas paliativas? Então já sabe que essa é uma seção especial: aqui compartilho insights a partir da minha visão e experiência profissional.
💡 Se você trabalha com educação em saúde — ou com qualquer área que exija criatividade e entrega constante — precisa proteger seus ciclos criativos com a mesma seriedade com que protege um paciente vulnerável. O ócio não é improdutividade; é espaço fértil. É na pausa que surgem as ideias que sustentam o que você ensina. Ter projetos é maravilhoso, mas mantê-los vivos exige não apenas esforço, e sim inteligência emocional, propósito claro e descanso estratégico. O autocuidado não é oposto ao compromisso — ele é o que sustenta qualquer entrega de longo prazo.
garimpo da cecy 💎
A Cecy é uma avatar paliativa inspirada em Cicely Saunders. Ela está nos e-palis, fala com você no direct do Instagram e aqui traz toda semana avisos e indicações para você ir além.
📙 O e-pali 2: Prognóstico e Funcionalidade chega em maio! Você já sabe: só quem está na lista de espera vai receber os bônus do lançamento. Ainda dá tempo!
Faça sua inscrição no link abaixo:
👉 Entre na lista de espera e garanta seu desconto
🗓 Cheguei nesta madrugada e sexta já viajo novamente para o Curso Internacional Avançado de Cuidados Paliativos do Instituto Paliar, o evento que escolhi para me atualizar em Cuidados Paliativos neste ano. Será nos dias 9 e 10 de maio, em São Paulo, com transmissão online para todo o Brasil. E assinantes aqui da newsletter têm 25% de desconto na inscrição, em qualquer um dos formatos.
👉🏻 Quer o código promocional? Fale com Maria no WhatsApp clicando aqui.
🎬 O Quarto ao Lado, de Pedro Almodóvar, já está disponível na Netflix. Delicado, sensível e belo em sua abordagem do fim de vida, precisa ser assistido por quem trabalha com Cuidados Paliativos.
.
Até próximo domingo,
Fernanda