Escrevo esta newsletter com o despertador ainda ecoando em meus ouvidos – e em meus pensamentos. Estou de férias na África, um dos destinos que sempre sonhei conhecer. Mesmo assim, levantei cedo para honrar este compromisso que tenho com você, leitor d'A Incrível Newsletter Paliativa.
Não quero que isso soe como uma reclamação. É, na verdade, uma constatação: desde que iniciei minha jornada no digital, ainda não consegui tirar férias 100% desconectada. Há sempre algo a ser cuidado – especialmente porque, no início, eu era a equipe inteira. Um processo muito semelhante ao que vivi ao implantar serviços de Cuidados Paliativos: no começo, tudo passa pelas nossas mãos - e perdi a conta das madrugadas, feriados e férias em que estive disponível para meus pacientes.
Dessa vez, o "trabalho" ficou reduzido a dois compromissos importantes: as newsletters semanais e as últimas correções do e-pali 2, que será lançado agora em maio. Pequenos trabalhos, mas que continuam exigindo atenção e organização.
Compromisso, burnout e o papel do propósito
Antes de sair de férias, no sábado do feriado da Semana Santa, eu tinha um último compromisso: a gravação de algumas das aulas da Formação Habilidades Paliativas (sim, é spoiler). Temos um calendário de gravações com pouca margem para mudanças: diversos profissionais envolvidos, muitas aulas a serem gravadas e editadas. Na véspera, passei mal durante a madrugada e dormi muito pouco, mas fui gravar mesmo assim.
A ironia é que o conteúdo que precisei gravar falava sobre burnout e autocuidado. Enquanto Tatiana Maíta professava sua aula incrível, eu refletia sobre os limites entre esforço e exaustão. Sobre o equilíbrio delicado entre compromisso e autocuidado. Sobre o quanto a disciplina é necessária para o crescimento e o esforço faz parte da vida adulta e da construção de qualquer projeto consistente — mas como o excesso, sem propósito claro e sem respeito aos nossos limites, pode nos levar ao burnout.
Essas experiências recentes me fizeram refletir ainda mais sobre a importância do propósito. O propósito não impede o cansaço — mas ele dá sentido ao esforço. Quando a intenção é clara, a jornada, mesmo árdua, é sustentada por algo maior e é possível amar o processo. O propósito pode ser, assim, um fator protetor. É claro que não nos torna invencíveis - mesmo com propósito é preciso respeitar nossos corpos, emoções e limites. Não quero romantizar o trabalho sem pausas, dando o belo nome de propósito à dedicação desmedida, mas te falar sobre como ter clareza do que se deseja entregar ao mundo pode significar a jornada.
Mesmo nas semanas mais difíceis, saber que estou construindo algo maior - que estou formando profissionais capacitados em Cuidados Paliativos, promovendo transformação no cuidado, democratizando conhecimento - me nutre. Isso enquanto realizo os meus sonhos pessoais, entre eles o de liberdade geográfica: eu queria poder trabalhar de qualquer lugar do mundo — não é exatamente isso que estou fazendo agora?
É o que tenho buscado: preservar o que me faz pulsar, sem ultrapassar os limites que me sustentam, ainda que em alguns momentos eu tenha desejado acordar sem o despertador…
dica da especialista 🤌🏻
Você já tem o e-pali ou costuma ler minhas pílulas paliativas? Então já sabe que essa é uma seção especial: aqui compartilho insights a partir da minha visão e experiência profissional.
💡 Férias não são luxo; são estratégia de longevidade profissional e nutrição pessoal. E compromisso não é sinônimo de exaustão. Você pode ser comprometido sem ser refém da produtividade. Aprenda a reconhecer seus ciclos de energia, a criar pausas planejadas e a construir redes de apoio. O propósito verdadeiro não te esgota: ele te cuida.
garimpo da cecy 💎
A Cecy é uma avatar paliativa inspirada em Cicely Saunders. Ela está nos e-palis, fala com você no direct do Instagram e aqui traz toda semana avisos e indicações para você ir além.
📙 Em breve, voltando da África, vou lançar o e-pali 2: Prognóstico e Funcionalidade. Ele está incrível! Se você quer ser avisado em primeira mão e garantir 20% de desconto no lançamento, faça sua inscrição no link abaixo:
🗓 O Instituto Paliar promove no início de maio o Curso Internacional Avançado de Cuidados Paliativos: um dos eventos mais importantes do ano, com palestrantes nacionais e internacionais. Será nos dias 9 e 10 de maio, em São Paulo, com transmissão online para todo o Brasil. E assinantes aqui da newsletter têm 25% de desconto na inscrição.
👉🏻 Quer o código promocional? Fale com Maria no WhatsApp clicando aqui.
Até domingo,
Fernanda